5 Canais no YouTube para se entreter com fundamento

Uma lista de canais no YouTube para salvar em seus favoritos

Em uma plataforma tão democrática quanto YouTube ainda é de se estranhar que um dos vídeos nacionais mais comentados e um com mais acessos seja do desafio da banheira de Nutella.

Em meio a tanto conteúdo pasteurizado na internet ainda é possível encontrar canais no YouTube onde podemos apreciar um conteúdo fundamentado e pautado na credibilidade das informações e análises.

Para aqueles que encaram o YouTube como um reflexo de superficialidade televisa no digital, recomendo cinco canais que sempre trazem fontes e que desenvolvem conteúdo bem fundamentado e crítico.

Mimimidias

Tenha um visão crítica e embasada sobre a cultura pop e diversos assuntos da atualidade com este canal. Tavos Mata Machado, Leonardo de Oliveira e Clara Matheus trazem semanalmente assuntos extremamente interessantes para todos aqueles que acompanham desde pequeno o avanço digital.

Com embasamento teórico e também de fontes confiáveis em todo vídeo, eles trazem diversos contrapontos a respeito do mesmo assunto, provocando pequenas, poremmais muito ricas discussões sobre a pauta abordada.

Nudez e arte contemporânea: sensibilidade e polêmica
O que é Vaporwave? Aesthetics, remix e background

Quadro em branco

Em um único vídeo o canal Quadro em Branco consegue provocar uma reflexão sobre determinado assunto trazendo contrapontos com música, literatura, cinema e quadrinhos. Em cada vídeo é possível perceber que o canal pretende através de cada conteúdo filosofar de forma muito bem fundamentada sobre o comportamento humano, consumo e cultura pop.


Violência Gratuita | Televisão e Controle
Paranoia Agent | Otesánek, Alice e Hello Kitty

Jana Viscardi

Doutora em linguística, Jana Viscardi traz em seu canal um recorte de fatos que ocorreram durante a semana com um olhar focado em interpretar o poder das palavras e discursos. Feminista, ela traz um opinião levemente de esquerda em seus vídeos, mas sempre com uma análise mais fria pautada em investigar como a linguística está presente em nosso dia a dia e como ela influencia nossa relação com o outro.


Aidético? Vírus da Aids? Senta aqui, xóvem | Jana Viscardi
Linguagem e Racismo no Caso William Waack | Jana Viscardi

 

Neurovox

Professor, escritor e neurocientista, Pedro Calabrez traz em seu canal vídeos sobre  mente, cérebro e comportamento. Com uma perspectiva acadêmica ele exemplifica como nossa relação com o meio tem forte influencia do cérebro. Além disso aborda assuntos atuais e traz uma visão científica da repercussão.


Ignorância, Memes e Injustiça | PEDRO CALABREZ
Humildade Psicológica e Pessoas Negativas | PEDRO CALABREZ

Tralhas do Jon

Independente se o assunto é niilismo, Drácula ou Homem Aranha esse canal vai afundo na reflexão. Com um olhar crítico e investigativo Jon aborda a cultura pop e filosofia, entendendo que um é objetivo de estudo do outro.


Dr. Manhattan, Física Quântica, DC Rebirth e Antes de Watchmen | TRALHAS DO JON
Drácula de (Coppola Contra) Bram Stoker | TRALHAS DO JON

Por Natalia de Liz

Profissional de marketing e conteúdo. Intelectualmente inquieta e apaixonada por comunicação – “meu maior medo é zona de conforto”.

Facebook Comments

Deixe uma resposta